Câmara aprova isenção de IPI para produtores rurais na compra de veículos novos

Na última sessão, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que concede isenção de IPI para a compra de veículos novos por produtores rurais. A medida, portanto, visa não apenas reduzir os custos do setor agropecuário, mas também facilitar o o a veículos essenciais para o desenvolvimento rural. Agora, o projeto segue para as comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de ser finalmente votado pela Câmara e pelo Senado.

Benefícios da isenção de IPI

O projeto aprovado estabelece que os produtores rurais poderão adquirir veículos novos, de até R$ 250 mil, com isenção do IPI. Para usufruir dessa medida, é necessário que o produtor tenha pelo menos três anos de atividade no setor. A isenção abrangerá, portanto, veículos novos, sem limitações quanto à motorização, número de portas ou tipo de combustível. Além disso, pessoas físicas que atuam na agropecuária terão a possibilidade de adquirir utilitários nacionais.

Ademais, empresas do setor agropecuário, com mais de cinco anos de operação, também poderão se beneficiar da isenção. Elas terão direito de usar o benefício para a compra de máquinas e equipamentos novos, destinados a atividades específicas, como o reflorestamento. Assim, o projeto amplia o o dos produtores e das empresas a veículos e máquinas essenciais para otimizar as atividades no campo, muitas vezes fundamentais para a eficiência do setor.

Justificativa e impactos esperados

O substitutivo aprovado foi elaborado pelo deputado Mauricio do Vôlei (PL-MG), que unificou três propostas anteriores em uma versão mais abrangente. De acordo com Henderson Pinto (MDB-PA), autor do projeto, a isenção de IPI terá um impacto direto na redução dos custos do setor agropecuário, o que, por sua vez, contribuirá para a geração de mais empregos e renda no campo. Pinto enfatizou que a medida fortalecerá o setor agropecuário e ajudará a reduzir os preços dos produtos agropecuários, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores.

Além disso, a isenção de IPI busca, de maneira estratégica, incentivar a modernização da infraestrutura necessária para a produção rural. Com a redução dos custos e o maior o a veículos e equipamentos modernos, os produtores poderão melhorar sua logística e aumentar a produtividade. Esse avanço resultará em maior competitividade do Brasil no mercado internacional, colocando o país em uma posição mais favorável frente aos concorrentes globais.

Tramitação do projeto

Agora que o projeto foi aprovado pela Comissão de Agricultura, ele será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição, Justiça e Cidadania. Como o projeto tramita em caráter conclusivo, isso significa que as comissões irão avaliar de forma detalhada o conteúdo da proposta, antes de sua votação final na Câmara dos Deputados e no Senado. Caso seja aprovado, o projeto ará por regulamentação, que definirá de forma precisa como a isenção será aplicada.

Potenciais impactos no setor agropecuário

Se aprovado, o projeto de isenção de IPI reduzirá os custos operacionais dos produtores rurais, estimulará a modernização no campo e facilitará a aquisição de equipamentos essenciais. Isso aumentará a produtividade e fortalecerá a economia rural, trazendo benefícios duradouros para o setor agropecuário e a economia do país.

Veja também
Recentes