Esta quinta-feira (08/05) entrou para a história da Igreja Católica com a tão esperada fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina. O sinal confirma que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso e elegeram o novo Papa.
Imagens mostram momento em que a fumaça branca saí; veja vídeo:
Papa é escolhido
O Vaticano escolheu um novo Papa nesta quinta-feira. Às 13h08 (horário de Brasília), a fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica Apostólica Romana já tem um novo líder espiritual, eleito após quatro rodadas de votação.
O que acontece agora?
Ainda não sabe-se quem é o 267º Papa da história da Igreja Católica, tampouco sua nacionalidade. Nas próximas horas, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, subirá à sacada da Basílica de São Pedro para proclamar, em latim, o tradicional “Habemus Papam” — a frase que anuncia oficialmente a escolha do novo pontífice.
Neste momento, o novo Papa é conduzido a uma sala reservada ao lado da Capela Sistina, conhecida como Sala das Lágrimas. Lá, ele se veste pela primeira vez com os paramentos brancos que simbolizam o início de seu pontificado.
Habemus Papam
O momento em que o cardeal protodiácono aparece na sacada da basílica para anunciar, em latim, o “Habemus Papam” é acompanhado com grande expectativa por milhões de fiéis ao redor do mundo. Logo após a proclamação, o novo Papa surge para sua primeira bênção “Urbi et Orbi”, dirigida a Roma e ao mundo, em um gesto que sela o início oficial de seu pontificado.
Quem são os concorrentes?
- Cardeal Jean-Marc Aveline
- Cardeal Charles Maung Bo
- Cardeal Peter Erdo
- Cardeal Mario Grech
- Cardeal Cristóbal López Romero
- Cardeal Pietro Parolin
- Cardeal Robert Prevost
- Cardeal Luis Antonio Tagle
- Cardeal Matteo Maria Zuppi
Perguntas frequentes:
A expressão em latim quer dizer “Temos um Papa”.
Dois terços dos votos, ou seja, 89 dos 133 cardeais eleitores.
Ele concede a bênção “Urbi et Orbi” da sacada da Basílica de São Pedro.