Mato Grosso está com alerta de perigo para tempestades nesta terça-feira, 9 de janeiro. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após um fim de ano marcado pela estiagem, o estado iniciou 2024 com fortes pancadas de chuva, que trazem alívio aos mato-grossenses.
Foram emitidas duas categorias de alertas de tempestade, sendo uma de perigo potencial (amarela) e a outra de perigo real (laranja). A maior parte do estado está na faixa laranja.
O alerta laranja abrange toda a região norte e central de Mato Grosso. Já a faixa amarela está ao sul e sudoeste do estado, alcançando os municípios de Pontes e Lacerda, Cáceres e Rondonópolis.
O Inmet também emitiu instruções de como se proteger em caso de forte tempestade.
– Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
SECA NO ESTADO
Devido ao fenômeno do El Niño, Mato Grosso vem enfrentando forte crise hídrica e 20 municípios do interior já decretaram estado de emergência por falta de chuvas.
A falta da água está prejudicando a vida dos moradores, plantações e criações de animais.
Veja os 20 municípios em alerta aqui
Via Estadão Mato Grosso