Na manhã da última sexta-feira (09/05), funcionários da Viação Pioneira se depararam com uma cena inusitada, em uma estação do BRT no Park Way, no Distrito Federal. Um bicho-preguiça foi encontrado caminhando lentamente pelo local, fora de seu habitat natural. O resgate mobilizou o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que realizou o atendimento e garantiu a segurança do animal.
Imagens registradas por testemunhas mostram o momento do resgate do animal; veja o vídeo:
Detalhes do caso
Era por volta das 9h45 quando acionaram o BPMA, que enviou uma equipe à estação. Os policiais recolheram o bicho-preguiça e o levaram até a sede do batalhão, na Candangolândia, onde ele ou por triagem e avaliação veterinária. De acordo com os agentes, o animal estava visivelmente estressado por se encontrar em área urbana e cercado por ruídos e movimentação incomuns para sua espécie.
Casos semelhantes
Esse não é um caso isolado. Em abril, flagraram outro bicho-preguiça tentando atravessar uma via movimentada nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Na ocasião, uma mulher que ava pelo local percebeu o risco de atropelamento e acionou a polícia ambiental. O animal também foi avaliado e devolvido em segurança à natureza.
O que fazer?
O BPMA reforça que, ao encontrar animais silvestres em situação de risco, a população deve entrar em contato imediatamente pelo telefone 190. A remoção segura e o retorno desses animais ao ambiente natural são fundamentais para a preservação da fauna local.
Perguntas curiosas:
Acione o 190 e aguarde o resgate especializado.
Sim, desde que esteja em boas condições de saúde.
Sim. Casos esporádicos ocorrem, principalmente em regiões próximas a áreas verdes.