Há oito anos, Várzea Grande consta da lista das 20 piores cidades em saneamento básico do Brasil, conforme ranking divulgado nessa terça (22.03) pelo Instituto Trata Brasil. O ranking foca nos 100 maiores municípios brasileiros.
Segundo o Instituto, o relatório faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
No ranking de 2022, Várzea Grande consta entre as dez piores cidades em saneamento.
“O Ranking do saneamento básico busca mostrar quais são os desafios que país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto”.
Já no panorama dos 20 piores municípios nos últimos oito anos (2015 – 2022), Várzea Grande aparece em 10ª colocação.
Investimentos totais por arrecadação em cinco anos
O Ranking do Saneamento também adotou como critério avaliar a média dos investimentos sobre arrecadação dos últimos cinco anos.
“Neste indicador, considera-se não apenas os investimentos realizados pelo(s) prestador(es), mas também os investimentos realizados pelo poder público. Quanto maior for essa razão, mais investimentos o município está realizando relativamente à arrecadação, logo, merece uma melhor posição no Ranking” explica o Instituto.
Conforme relatório, o indicador médio dos municípios equivale a 19,79% da arrecadação em 2020, valor inferior ao observado em 2019 (20,96%), e ainda menor do que em 2018 (21,45%).
O estudo do Instituto aponta que Várzea Grande é o município com menor nível relativo de investimentos, com 0%.
Fonte: VGN