O Vitória garantiu sua classificação para a Copa Sul-Americana após empatar em 1 a 1 com o Grêmio, nesta quarta-feira (4), no Barradão. Com esse resultado, o time baiano, que havia se livrado do rebaixamento na rodada anterior, assegurou sua vaga na competição internacional, retornando à disputa após oito anos de ausência.
João Pedro abre o placar, e Alerrandro empata para o Vitória
A partida começou com o Vitória pressionando o Grêmio, criando boas oportunidades através de Janderson e Gustavo Mosquito. Contudo, aos 36 minutos do primeiro tempo, foi o time visitante que conseguiu abrir o placar. João Pedro aproveitou uma excelente jogada pela ponta direita e, com um belo chute, marcou para o Grêmio. Embora o Vitória tenha tentado reagir rapidamente, com uma boa chance de Mosquito, o gol não saiu e o time gaúcho foi para o intervalo em vantagem.
Vitória pressiona e alcança o empate com gol de Alerrandro
No segundo tempo, o Vitória não hesitou e se lançou ainda mais ao ataque. Apesar disso, o Grêmio quase ampliou o placar logo no começo, com Cristaldo aproveitando uma falha da defesa rubro-negra. Contudo, a pressão do Vitória começou a dar resultados. O time da casa finalizou com perigo em diversas ocasiões, incluindo chutes de Willian Oliveira, Carlos Eduardo e Esteves, que exigiram boas defesas do goleiro Caíque. Aos 21 minutos, a insistência do Vitória foi recompensada. Alerrandro, aproveitando um cruzamento preciso de Cáceres, subiu bem para cabecear com estilo e marcar o gol de empate, que garantiu a classificação para a Sul-Americana.
Classificação garantida e última rodada crucial para o Grêmio
Com o empate, o Vitória subiu para a 10ª posição, com 46 pontos, e assegurou sua classificação para a Copa Sul-Americana. Por outro lado, o Grêmio, que estacionou nos 45 pontos, ainda depende de seus próprios esforços para garantir sua vaga. A equipe gaúcha precisa de uma vitória na última rodada para se classificar. O Vitória, por sua vez, enfrentará o Flamengo no Maracanã, enquanto o Grêmio jogará em casa contra o Corinthians, em Porto Alegre.
Disputa pela artilharia e despedida de Matheusinho
Além da classificação, outro ponto de destaque foi a disputa pela artilharia do Campeonato Brasileiro. Alerrandro, com seu gol contra o Grêmio, chegou aos 14 gols, igualando Yuri Alberto, do Corinthians, na liderança da artilharia. A definição desse título ficará para a última rodada. Enquanto isso, Matheusinho, que estava fora de campo devido a uma lesão no tornozelo, apoiou sua equipe das arquibancadas, acompanhando o jogo ao lado de torcedores do Vitória.